Todo colaborador, por mais experiente ou qualificado que seja, precisa ser submetido a treinamento periódico para execução das suas funções.
Assim como o recrutamento e a seleção de pessoas, o treinamento é um processo e tem por finalidade que os colaboradores adquiram novos conhecimentos, habilidades e atitudes que resultem no alcance dos objetivos da empresa.
Treinar significa preparar a pessoa para executar as tarefas de determinado cargo e desenvolver está ligado ao preparo do colaborador para crescer dentro da organização.
Treinar e desenvolver pessoas deve ser visto como um investimento e não como um custo para a empresa. A ideia de que é arriscado investir em treinamento devido ao fato de que após treinado o colaborador possa ser contratado pelo concorrente deve ser abandonada, pois os prejuízos por manter um colaborador sem os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o pleno exercício da função podem ser muito maiores. Em contrapartida, o colaborador ao receber esse investimento em si mesmo, tende a se sentir mais preparado, e consequentemente, mais motivado, eficiente e produtivo.
O processo de treinamento tem início com a realização do diagnóstico de treinamento de cada público alvo interno, pois cada função ou área tem necessidades específicas conforme o tipo de trabalho.
Nessa fase são levantadas as necessidades de treinamento. Esse levantamento pode ser feito a partir das competências requeridas para cada função, que foram elencadas na descrição de função. Caso não tenha elaborada a descrição de função, o diagnóstico pode ser feito a partir das necessidades observadas no dia-a-dia da organização, visando sempre atingir os objetivos da empresa. Além da descrição de função e da observação, nessa fase, podem ser aplicados questionários nas equipes e também nos gestores das áreas, caso existam.
Em seguida defina os métodos de treinamento, que podem ser: dentro ou fora da empresa; dentro ou fora do horário de trabalho; realizado por empresa contratada ou pelos próprios líderes da organização; presencial ou EAD. Essas decisões levam em conta o método que mais atende às particularidades de cada área, tempo e custos envolvidos.
Por fim, avalie os resultados obtidos com o programa de treinamento. Os meios mais utilizados para avaliação são: aplicação de teste escrito para avaliação da aprendizagem; análise do desempenho a partir de indicadores pré-estabelecidos contendo as medições de antes e depois do treinamento. Esses indicadores podem ser de vendas, satisfação dos clientes, redução de custos, entre outros.