BLOG

Salário Emocional: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa

Muitas empresas ainda apostam na equação salários + benefícios monetários para atrair e reter talentos, mas atualmente um salário alto já não é mais garantia de retenção de bons profissionais na empresa. É por isso que muitas outras estão lançando mão do salário emocional para garantir a satisfação e motivação dos seus colaboradores.

 

O salário emocional é um conjunto de fatores emocionais que, juntamente com os fatores monetários (salário + benefícios), fazem com que as pessoas queiram continuar trabalhando em uma empresa. O Salário Emocional inclui, entre outras coisas:

 

– Bom ambiente de trabalho;

– Alinhamento entre as competências e perfil do profissional com a atividade desempenhada;

– Oportunidade de desenvolvimento/ crescimento profissional e carreira;

– Aprendizado e treinamento para o exercício da função;

– Maior nível de autonomia;

– Flexibilidade de horários;

– Trabalho remoto (Home Office);

– Bom relacionamento entre líder e liderados;

– Distância entre residência e local de trabalho;

– Transparência na comunicação interna.

 

Pesquisas recentes mostram que os motivos que levam um colaborador a deixar um emprego estão mais ligados aos fatores emocionais do que aos financeiros. O salário emocional está relacionado também à qualidade de vida e bem-estar no trabalho que impacta diretamente os índices de absenteísmo, que são as ausências do trabalho por faltas e licenças médicas.

 

Esses fatores são subjetivos e a priorização deles varia de pessoa para pessoa, mas é verdadeiro e comprovado que eles estimulam o colaborador a realizar um bom trabalho e se manter na empresa.

 

Altos índices de Absenteísmo e Turn Over (rotatividade de funcionários) são prejudiciais a qualquer empresa, pois tem efeitos principalmente sobre os custos, qualidade dos produtos e serviços e também sobre o clima organizacional. Nesse sentido, oferecer salário emocional é uma estratégia poderosa para engajar e manter bons funcionários.

PAGUE MENOS IMPOSTOS COM O TRATAMENTO DE MONOFÁSICOS

Sua empresa pode estar recolhendo mais impostos do que deveria. Entre em contato conosco e saiba mais!