BLOG

Perda de dados em empresas: principais causas e como evitá-la

Grande parte de toda a movimentação de uma empresa hoje em dia passa por um computador ou dispositivo eletrônico. A quantidade de dados armazenados relativos a vendas, recebimentos, pagamentos e outras movimentações é bem grande e o pior pesadelo que a empresa pode enfrentar é a perda de informações importantes para a sua operacionalização. São vários os fatores que podem acarretar perda de dados, abaixo listamos alguns e as ações a serem implementadas para evitá-los.

 

Sequestro de Dados

O sequestro de dados tem sido a causa comum de perda de dados essenciais em uma diversidade de empresas nos últimos tempos e consiste em um tipo de ataque onde hackers utilizam um vírus de resgate, comumente conhecido como ransomwares. Esses vírus infectam a máquina após serem executados e codificam os dados, impedindo que o usuário os acesse. Dessa forma, os dados são sequestrados e é cobrado um resgate para que o acesso seja restabelecido. Caso a máquina esteja conectada a uma rede, o risco é ainda maior. As consequências da perda de acesso às informações do negócio são desastrosas e os prejuízos são incalculáveis. Por isso, algumas ações devem fazer parte da rotina da empresa: investir em um antivírus adequado e periodicamente atualizado; realizar backup das informações diariamente, salvando-o em dispositivos que não permaneçam ligados ao computador, pois ao sequestrar a máquina o vírus também sequestra os dados de dispositivos ligados à máquina; estar atento a arquivos e executáveis recebidos em anexos de e-mails; ter cautela ao navegar na internet, utilizando sempre navegadores atualizados.

 

Defeito em Equipamentos

O backup diário das informações, devidamente salvo em dispositivos que não permaneçam ligados ao computador, e ainda, guardados em locais seguros, é o grande aliado contra perda de dados em decorrência de defeitos em computadores, servidores e outros dispositivos. Outra ação importante é atualizar periodicamente os sistemas operacionais, e ainda, investir em melhoria contínua e manutenção preventiva desses equipamentos, bem como da infraestrutura das conexões de redes para evitar perda de dados por falhas operacionais e mau funcionamento.

 

Arquivos Corrompidos em Sistemas Corporativos

Erros inesperados (Bugs) em softwares de gestão empresarial podem acarretar simplesmente travamentos temporários, lentidão e interrupções aleatórias que prejudicam o funcionamento do sistema e acarretam incômodos na rotina de trabalho, mas em casos mais graves podem provocar perda de dados dos arquivos do sistema. Isso pode significar perda de dados de clientes, tais como, valores a receber e a pagar, históricos de vendas, entre outros. Por isso, invista em softwares confiáveis e faça as atualizações indicadas pelo administrador do software.

 

Política Interna de Segurança da Informação

A política interna de segurança tem por objetivo estabelecer o que é permitido ou não dentro das empresas, no que diz respeito ao uso dos seus recursos tecnológicos e informações. É muito importante estabelecer os limites para navegação na internet e troca de e-mails. Esse instrumento tem o objetivo de evitar que os recursos tecnológicos da empresa sejam expostos a riscos por mau uso da internet. Outro ponto importante é o compartilhamento externo de informações sensíveis ou confidenciais por parte da equipe que também deve ser prevenido através da política interna de segurança da informação.

PAGUE MENOS IMPOSTOS COM O TRATAMENTO DE MONOFÁSICOS

Sua empresa pode estar recolhendo mais impostos do que deveria. Entre em contato conosco e saiba mais!