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Gestão Estratégica de Fornecedores: conheça os passos para alcançar vantagem competitiva

Assim como a gestão dos clientes, a gestão de fornecedores também é imprescindível para garantir vantagem competitiva em relação aos concorrentes, já que essa prática alcançou um patamar estratégico para a maioria das empresas que buscam minimizar custos com capital de giro, custos operacionais com esperas, armazenamento, estoques, etc. Focar os esforços apenas em negociação de preços já não oferecem resultados satisfatórios. A gestão estratégica de fornecedores prevê rotinas estruturadas para:

 

1- Seleção de fornecedores: a seleção de fornecedores prevê ações para buscar fornecedores capacitados para prestar os serviços ou garantir o fornecimento com qualidade e dentro das especificações requeridas. Os critérios comumente avaliados na seleção de fornecedores levam em conta a qualidade do produto fornecido ou serviço prestado; os prazos de entrega; entregas no momento certo e quantidade acordada; flexibilidade para realizar alterações nos prazos de entrega, quantidade e especificações; preço competitivo.

 

2- Gestão de contratos: a fim de evitar a informalidade, muitas empresas firmam contratos com seus fornecedores, explicitando as responsabilidades e obrigações de ambas as partes.

 

3- Avaliação de fornecedores: a avaliação de fornecedores prevê a adoção de indicadores de desempenho que tornem possível medir se os resultados estão sendo alcançados em cada critério destacado na seleção de fornecedores. É importante que as metas de desempenho do fornecedor estejam alinhadas com as metas da empresa. Planos de ação e metas de desempenho devem ser estabelecidos para o atingimento dos objetivos.

 

4- Desenvolvimento de fornecedores:diante de uma não conformidade no fornecimento a empresa pode, a princípio, trocar de fornecedor, buscando um mais capacitado para prestar o serviço ou fornecer o produto. Porém, existe uma outra saída que consiste em ajudar o fornecedor atual a melhorar o seu desempenho. Ajudar o fornecedor, implica em criar ações, treinamentos, avaliações que permitam o seu desenvolvimento e melhoria em produtos e processos. As ações de desenvolvimento de fornecedores podem ser mais vantajosas do que a troca de fornecedor, em termos de custos, dependendo do caso.

 

5- Parcerias: firmar parcerias com fornecedores tem sido uma prática muito adotada pelas empresas a fim de elevar a eficiência e ganhar vantagem em relação aos concorrentes.  Nas parcerias, o fornecedor tem participação nos processos produtivos da empresa. A relação de confiança é estabelecida e os contratos realizados entre as partes são estabelecidos a longo prazo.

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