BLOG

Descrição de Função: o que é e como ela pode ajudar na gestão de pessoas

Um dos primeiros passos para uma gestão de pessoas eficaz é a elaboração da descrição de função e análise de cargos. É a partir dela que são desenvolvidas as outras políticas de pessoal.

 

A descrição de função e análise de cargos é um documento formal. Nela são elencadas todas as atividades realizadas para cada cargo da empresa com a finalidade de registrar e dar conhecimento ao funcionário sobre o que faz e o que não faz parte de suas atribuições, evitando desvio de função.

 

Como ponto de partida é preciso identificar os cargos existentes na empresa. É necessário estabelecer a nomenclatura adequada, se ainda não tiver. Para isso, pode ser utilizada a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Estabeleça, em seguida, a missão do cargo, que é o objetivo principal que o cargo deve atingir e indique para qual cargo é subordinado e se possui outros cargos subordinados a ele.

 

Em seguida deve ser aplicado um questionário a cada colaborador, solicitando que este enumere as atividades executadas diariamente, semanalmente, mensalmente e esporadicamente. Além da enumeração do que é feito, complemente as informações com o como é feito e para que é feito cada atividade.

 

A partir disso faça a análise do cargo, estabelecendo quais são as responsabilidades de cada cargo, bem como a formação mínima e desejável, conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas e tempo de experiência para o pleno exercício do cargo.

 

A descrição e análise de cargos deve ser revisada periodicamente e o ocupante do cargo deve ter pleno conhecimento desse documento, podendo receber uma cópia do mesmo.

PAGUE MENOS IMPOSTOS COM O TRATAMENTO DE MONOFÁSICOS

Sua empresa pode estar recolhendo mais impostos do que deveria. Entre em contato conosco e saiba mais!