Uma equipe motivada é uma equipe que entrega o seu melhor para a empresa. Pessoas motivadas são produtivas, proativas e comprometidas.
Muito se fala em motivação e em suas teorias, mas na prática, o que promove a motivação são ações concretas no dia-a-dia das empresas e o principal responsável por elevar a motivação da equipe é a liderança da área ou o próprio empreendedor. Equipe motivada é uma equipe bem gerida, que possui um líder atuante.
Pensando nisso, listamos 10 ações que irão melhorar a motivação da sua equipe.
1- Conhecer e respeitar as pessoas
É muito importante que o líder saiba extrair o melhor de sua equipe, mas para isso é preciso conhecer as pessoas. Saber para quais tarefas aquele colaborador tem mais aptidão e quais ele não consegue realizar. Isso envolve respeitar os limites das pessoas e as diferenças entre elas. Tudo isso mostra que há respeito e valorização, e consequentemente, traz motivação para a equipe.
2- Gerir conflitos internos
Conflitos dentro da equipe são normais, e até certo ponto saudáveis, desde que seja mantido um ambiente de respeito. É dever do gestor coibir qualquer tipo de assédio (moral, sexual, etc) e promover um ambiente seguro e propício a liberdade de expressão desde que isso não desrespeite a dignidade das pessoas.
3- Dar feedback periodicamente
Muitas vezes as pessoas não vêm prontas. Elas precisam de direcionamento e alguém que diga o que é responsabilidade delas, o que se espera delas e principalmente acompanhar e mostrar constantemente, de maneira assertiva e reservada, como ela está indo nesse processo. O desconhecimento sobre o próprio desempenho é uma das causas de desmotivação.
4- Promover a comunicação interna
Existem informações que são privativas à algumas pessoas ou áreas. Porém as informações que são de interesse de todos podem e devem ser compartilhadas, visto que a comunicação interna interfere no clima organizacional de forma negativa quando não há o compartilhamento de informações de modo assertivo. A famosa “rádio corredor” nasce e se fortalece da falta de informações internas.
5- Assumir a responsabilidade
A confiança é um dos pilares que sustentam as relações entre líderes e liderados. Saber que pode contar com o líder nos momentos de crise é fundamental para estabelecer uma relação de confiança. O líder deve assumir a responsabilidade por qualquer problema que aconteça e priorizar resolvê-los pela causa e não buscar um culpado. Um líder que foge às responsabilidades nos momentos críticos enfraquece a confiança e a motivação dos liderados.
6- Estabelecer normas claras e processos bem definidos
Estabelecer, de preferência por escrito, as normas internas de conduta e desenhar os processos internos para que todos saibam exatamente o que deve ser feito e como agir nas diversas situações do dia-a-dia.
7- Promover treinamento adequado
Falta de condições de executar uma determinada tarefa por falta de treinamento mina a motivação dos colaboradores. Treine exaustivamente a sua equipe para que eles se sintam seguros para executar a função.
8- Delegar responsabilidades
A autonomia está diretamente ligada à motivação. Depois de estabelecer as normas e procedimentos internos, e ainda, treinar os colaboradores é hora de delegar responsabilidades e encorajá-los a assumir riscos calculados.
9- Remunerar de acordo com o desempenho
Remuneração justa e motivação andam juntas. O reconhecimento ao bom desempenho do colaborador é uma das ações que trazem motivação. O colaborador que se destaca perante os demais, muitas vezes, se vê desmotivado em obter uma remuneração igual àquele que não entrega o mesmo desempenho.
10- Distribuir adequadamente das tarefas
A liderança deve estar muito atenta à distribuição das tarefas dentro da equipe. A sobrecarga ou acúmulo de funções pode comprometer a motivação dos colaboradores, principalmente quando, dentro da equipe, existem pessoas mais sobrecarregadas do que outras.