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Inadimplência: dicas para a sua empresa vencer esse desafio

A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. Um dos principais responsáveis pela inadimplência é a informalidade.

 

Para evitar esse mal que que tanto prejudica o fluxo de caixa das empresas é necessário elaborar um plano de ação consistente. Abaixo listamos alguns passos que podem ajudar a sua empresa a vencer esse desafio.

 

1- Análise de crédito

Faça uma análise da situação do CPF do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito e mantenha um histórico de compras dos seus atuais clientes com os respectivos pagamentos.

 

2- Controle de contas a receber

Mantenha um controle efetivo e permanente das vendas a prazo, utilizando de preferência um sistema informatizado. Acompanhe diariamente os números e quem são os clientes que estão inadimplentes. Para isso, disponibilize uma pessoa da sua empresa para realizar essa tarefa.

 

3- Cartões de crédito e de débito

Lance mão do recebimento através de cartões de crédito e de débito. As taxas cobradas pelas administradoras são compensadas pela garantia de recebimento dos valores.

 

4- Penalidades financeiras (multas e juros)

Determine quais serão as multas e juros que serão aplicados em caso de atrasos, bem como o atraso máximo permitido, a partir do qual as ações de cobrança serão iniciadas.

 

5- Renegociação da dívida

É importante definir uma política de renegociação de dívidas. Pode ser que o recebimento não ocorra de forma rápida, porém é uma maneira de dar uma segunda chance ao cliente.

 

6- Contatos a serem feitos e seus respectivos prazos

Estabeleça uma régua de comunicação que preveja os principais meios de entrar em contato com o cliente em caso de atraso, tais como: e-mail, SMS, telefone e carta impressa (registrada) e os respectivos prazos em que cada um será ativado.

 

7- Registro do cliente inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito

Essa medida deve ser tomada caso as outras ações de cobrança não tenham sido eficazes para o recebimento da dívida. Sempre informe o cliente que haverá a negativação em caso de não pagamento e não deixe de retirar o nome do cliente do cadastro junto aos órgãos em caso de quitação ou renegociação da dívida.

 

8- Respeito ao Código de Defesa do Consumidor

Todas as ações de cobrança devem estar devidamente amparadas pelo Código de Defesa do Consumidor para que a empresa não venha a sofrer ações por descumprimento desse dispositivo.

 

9- Empresa de cobrança

Caso a sua empresa possua um alto índice de inadimplência, talvez seja vantajoso contratar uma empresa especializada em cobrança, já que essas empresas possuem um grande conhecimento na área.

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