A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. Um dos principais responsáveis pela inadimplência é a informalidade.
Para evitar esse mal que que tanto prejudica o fluxo de caixa das empresas é necessário elaborar um plano de ação consistente. Abaixo listamos alguns passos que podem ajudar a sua empresa a vencer esse desafio.
1- Análise de crédito
Faça uma análise da situação do CPF do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito e mantenha um histórico de compras dos seus atuais clientes com os respectivos pagamentos.
2- Controle de contas a receber
Mantenha um controle efetivo e permanente das vendas a prazo, utilizando de preferência um sistema informatizado. Acompanhe diariamente os números e quem são os clientes que estão inadimplentes. Para isso, disponibilize uma pessoa da sua empresa para realizar essa tarefa.
3- Cartões de crédito e de débito
Lance mão do recebimento através de cartões de crédito e de débito. As taxas cobradas pelas administradoras são compensadas pela garantia de recebimento dos valores.
4- Penalidades financeiras (multas e juros)
Determine quais serão as multas e juros que serão aplicados em caso de atrasos, bem como o atraso máximo permitido, a partir do qual as ações de cobrança serão iniciadas.
5- Renegociação da dívida
É importante definir uma política de renegociação de dívidas. Pode ser que o recebimento não ocorra de forma rápida, porém é uma maneira de dar uma segunda chance ao cliente.
6- Contatos a serem feitos e seus respectivos prazos
Estabeleça uma régua de comunicação que preveja os principais meios de entrar em contato com o cliente em caso de atraso, tais como: e-mail, SMS, telefone e carta impressa (registrada) e os respectivos prazos em que cada um será ativado.
7- Registro do cliente inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito
Essa medida deve ser tomada caso as outras ações de cobrança não tenham sido eficazes para o recebimento da dívida. Sempre informe o cliente que haverá a negativação em caso de não pagamento e não deixe de retirar o nome do cliente do cadastro junto aos órgãos em caso de quitação ou renegociação da dívida.
8- Respeito ao Código de Defesa do Consumidor
Todas as ações de cobrança devem estar devidamente amparadas pelo Código de Defesa do Consumidor para que a empresa não venha a sofrer ações por descumprimento desse dispositivo.
9- Empresa de cobrança
Caso a sua empresa possua um alto índice de inadimplência, talvez seja vantajoso contratar uma empresa especializada em cobrança, já que essas empresas possuem um grande conhecimento na área.