BLOG

Custo Médio, PEPS ou UEPS: escolha o melhor método para controle de estoque para uma boa gestão do fluxo de caixa

A apuração do custo da mercadoria impacta diretamente o preço de vendas dos produtos e consequentemente o fluxo de caixa e o lucro final do negócio. Sendo assim, é necessário escolher a melhor alternativa com base nas características do negócio.

 

O cálculo do custo médio é uma das metodologias de controle de estoque mais adotada pelas empresas por ser de fácil aplicação. Essa metodologia não considera a ordem cronológica das entradas de estoque e sim a média ao somar os diferentes preços de aquisição do produto estocado dividido pela quantidade que está em estoque.

 

O custo médio pode ser fixo, com base em uma média de custo de mercadorias ou materiais disponíveis para uso ou venda num determinado período de tempo ou custo médio móvel, onde o acréscimo de novos produtos com preços de custo diferentes provocará variação no custo médio das mercadorias.

 

Existem também outras metodologias tais como o PEPS que significa Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair onde os primeiros produtos a chegarem aos estoques definirão o valor total do estoque e também deverão ser os primeiros a serem vendidos. Essa metodologia é bastante recomendada para empresas que trabalham com produtos perecíveis, já que os estoques mais antigos deverão ser liquidados primeiro.

 

A outra metodologia é inversa ao PEPS. É denominada UEPS – Ultimo Entrar, Primeiro a Sair onde os últimos produtos a chegarem aos estoques definirão o valor total do estoque. Porém, a Norma Brasileira de Contabilidade não autoriza o uso dessa metodologia na emissão de documentos fiscais da empresa, pois a UEPS faz com que o lucro seja menor já que o estoque apresenta preço maior, ficando seu uso restrito ao controle interno de mercadorias.

PAGUE MENOS IMPOSTOS COM O TRATAMENTO DE MONOFÁSICOS

Sua empresa pode estar recolhendo mais impostos do que deveria. Entre em contato conosco e saiba mais!