Mercado competitivo e crise econômica são impulsionadores de ações inovadoras dentro das grandes empresas para garantir a continuidade do negócio. Assim também deve ser para as micro e pequenas empresas. Independente do ramo de atuação e do porte da empresa, aperfeiçoar-se continuamente é uma obrigação para se diferenciar das concorrentes e manter-se no mercado.
Quando se fala em inovação a ideia que vem à mente é a de grandes investimentos, principalmente em tecnologia e equipamentos. Mas inovação também diz respeito, por exemplo, a um novo modo de gerar produtos ou serviços, melhoria em processos, novas fontes de matéria prima, procura de novos mercados, novas formas de comercialização, gestão estratégica de pessoas e de marketing, etc, tudo isso para gerar valor, crescimento e sustentabilidade ao negócio.
É possível inovar de forma simples, desenvolvendo a cultura da criatividade e da inovação dentro da empresa e eliminar a crença de que as MPEs não estão preparadas ou não tem capacidade para buscar inovação.
Um exemplo disso é a criação de grupos internos para discussão de ideias e sugestões de melhoria interna, com o envolvimento de toda equipe. Criação de uma Auditoria Interna com o objetivo de garantir a manutenção e a melhoria continua dos processos internos no negócio. A realização de eventos, como Workshops para estreitamento da relação com fornecedores. A participação em eventos do ramo de atuação. Formalização da estratégia da empresa, incluindo o estabelecimento da missão e visão, com a consequente disseminação a todas as pessoas da organização, bem como a formalização de metas e indicadores de desempenho.
Criar um ambiente de aprendizagem é perfeitamente possível também para as MPEs, mas antes é necessário incorporar a cultura da inovação dentro da organização. Para isso, antes de mais nada, a inovação deve ser gerida tal como a uma área, um departamento ou um processo da empresa. Dessa forma o aperfeiçoamento será contínuo e consistente.