BLOG

Como contratar a pessoa certa para sua empresa

Contratar pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. As empresas que tem a área de gestão de pessoas atuante, possui um profissional especialmente dedicado a essa tarefa. Porém, nas micro e pequenas empresas, muitas vezes, é o próprio empreendedor que se encarrega da contratação de colaboradores.

 

Um processo seletivo envolve tempo e há custos envolvidos no treinamento do novo colaborador. Quanto menos cuidado na contratação, maior o risco de não adaptação desse novo funcionário e consequentemente maiores prejuízos ao negócio. Contratar a pessoa certa para o lugar certo é um processo e o sucesso depende da dedicação do empreendedor em cada fase desse processo.

 

O Processo de recrutamento tem início antes da divulgação da nova vaga, portanto é necessário saber exatamente o perfil que se deseja contratar. Para isso, antes de mais nada, é importante colocar no papel, detalhadamente, quais atividades serão executadas por esse colaborador. Descrevendo as atividades é possível conhecer as qualificações (formação, habilidades) que esse profissional deverá ter.

 

Muitas empresas utilizam a descrição de função e análise de cargos, que é um documento que descreve todas as atividades desempenhadas para cada cargo dentro da empresa, bem como as habilidades e requisitos requeridos para o desempenho da função.

 

O próximo passo é divulgar a nova vaga, colocando no anúncio todos os requisitos necessários, porém tomando o devido cuidado com requisitos discriminatórios, tais como: idade, gênero, cor, etc.

 

Ao receber os currículos, selecione aqueles que se encaixam no perfil desejado e agende uma entrevista com os candidatos. Na entrevista procure formular perguntas que não retornem respostas fechadas (sim e não). Pergunte, por exemplo, sobre uma situação específica. Peça para o candidato descrever como ele agiu e quais os resultados obtidos.

 

O processo não termina na efetivação do candidato mais adequado ao perfil da vaga. Após a contratação é muito importante realizar a integração do novo colaborador. A integração serve para ambientar o funcionário recém-chegado às rotinas, normas e cultura da empresa.

 

Nos primeiros meses, durante o período de experiência do colaborador, é imprescindível que ele seja acompanhado de perto. Seja pelo proprietário do negócio ou um superior imediato. Muitas empresas destinam um colaborador mais experiente para “apadrinhar” o recém-chegado, cabendo ao “padrinho” o dever de treinar e amparar o novo colaborador. Essa fase é tão importante quanto a fase de recrutamento e seleção. Muitos insucessos acontecem na fase de experiência devido à falta de acompanhamento, e principalmente, de esclarecer exatamente o que se espera do novo colaborador.

 

Seguindo esses passos as chances de sucesso na contratação da pessoa certa para o lugar certo serão muito maiores e os prejuízos com contratações ineficazes, bem menores.

PAGUE MENOS IMPOSTOS COM O TRATAMENTO DE MONOFÁSICOS

Sua empresa pode estar recolhendo mais impostos do que deveria. Entre em contato conosco e saiba mais!